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Doutorado em Educação


OBJETIVOS DE FORMAÇÃO

  • Desenvolver a formação científica com nível de pesquisador sênior, que permita produzir estudos originais, relevantes e inovadores, que contribuam com o desenvolvimento da educação formal me informal do País e da região.
  • Realizar produções tanto teóricas como práticas – aplicáveis – que permitam avanços significativos na elaboração de currículos e no desenvolvimento de práticas educativas inclusivas, na formação docente, na gestão educativa e em políticas públicas de educação.
  • Desenvolver as habilidades necessárias para orientar a formação de novos investigadores.

METODOLOGIA

TIPO DE CURSO E MODALIDADE

  • O curso será teórico-prático na modalidade presencial e utilizará metodologias ativas de ensino e aprendizagem – seminário, oficina e aula expandida, além de um portfólio digital para cada aluno na plataforma Moodle.
  • O seminário é entendido como uma instância de trabalho sobre um tema específico da atualidade sobre o qual todos ou um grupo de alunos fizeram uma leitura prévia que irão partilhar e discutir com os seus colegas. Esta metodologia visa desenvolver as habilidades de análise, síntese e discussão, e permite o debate e a construção ativa do conhecimento, bem como a comunicação oral, o pensamento crítico, o respeito e a tolerância. Nos seminários, será dada prioridade à exposição e desenvolvimento da pesquisa dos alunos na sua linha respectiva linha de pesquisa.
  • Por oficina, entende-se, conforme Ander-Egg (1991), como uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem, baseada na pedagogia da questão, com abordagem sistêmica, que implica e requer trabalho em grupo e técnicas adequadas, que permite integrar a ensino, pesquisa e prática.
  • A sala de aula ampliada é um recurso de apoio que contribui para o progresso e enriquecimento dos alunos, proporcionando atividades complementares, leituras, blogs, fóruns, wikis e outras ferramentas em ambiente digital.
  • Concomitantemente, será utilizado como ferramenta ou estratégia pedagógica o portfólio virtual, que é um espaço digital individual na plataforma Moodle, que permite a coleta de materiais, produtos, reflexões dos alunos e também possibilita a avaliação somativa e qualitativa pelos professores.

TIPO DE CURSO Y MODALIDAD DE CURSADO

  • Os alunos serão avaliados considerando pontualidade, participação em sala de aula e cumprimento das tarefas propostas por cada professor.
  • Adicionalmente, cada doutorando terá um portfólio virtual na plataforma Moodle, onde deverá postar, além das tarefas propostas e realizadas, comprovantes de atividades externas que reforcem a sua pesquisa, fichas de leitura e publicações e participação em congressos, simpósios, seminários e outros eventos que justifiquem os créditos de atividades acadêmicas. Esse portfólio também será objeto de avaliação.
  • Para qualificar os alunos, será utilizada uma rubrica comum a todos os seminários ou workshops que terão em conta a ponderação do desenvolvimento das competências previstas no perfil do egresso e se considerando a avaliação do docente responsável por cada seminário ou workshop e a auto avaliação do aluno e do tutor/orientador responsável.
  • A escala de notas utilizada nas disciplinas é de 1 a 12, e os alunos serão aprovados quando obtiverem uma nota entre 6 e 12.
  • Os conceitos equivalentes da escala numérica são os seguintes:
    • 1-5 – Reprovado;
    • 6-10 – Aprovado;
    • 11-12 – Aprovado com distinção.
  • No caso de obtenção de nota inferior a 6 (seis), o aluno deverá prestar exame, com conteúdo determinado pelo docente do seminário correspondente. Se mesmo assim o aluno não obtiver uma classificação superior a 6, poderá realizar novo exame, uma única vez, ou realizar o seminário correspondente. Se, na segunda oportunidade de exame, o aluno não tiver sido aprovado no seminário, terá de recursar.

NOME CARGA HORÁRIA Nº CRÉDITOS
PRIMEIRO SEMESTRE

Seminário metodológico I (Qualitativo)

30 horas

2

Seminário metodológico II (Quantitativo)

30 horas

2

Seminário Linha 1

45 horas

2

SEGUNDO SEMESTRE

Seminário Linha 2

45 horas

3

Seminário Linha 3

45 horas

3

TERCEIRO SEMESTRE

Oficina de tese I (Exame de qualificação)

90 horas

6

Oficina opcional I e II

15 horas

1

QUARTO SEMESTRE

Oficina de tese II

90 horas

6

Oficina opcional III e IV

15 horas

1

Subtotal

405

27

Atividades acadêmicas

90 horas

6

Defesa de tese

30 horas

2

Total

525 horas

35

Abertura das Inscrições no site www.mercosuleducacional.com.br 15/01/24
Encerramento das inscrições no período promocional 29/02/24


CRONOGRAMA DE AULAS

FASE DE AULAS DATAS HORÁRIOS

Online - Síncronas

De 5 de julho a 7 de dezembro de 2024.

Sextas das 19h às 22h
Sábados das 9h às 12h

Online – Síncronas

De 7/02/25 a 6/12/25

Sextas das 19h às 22h
Sábados das 9h às 12h

Aulas presenciais em Montevidéu - UY

De 13 a 25/01/2026

Segunda a sábado das 8 às 18 horas com possibilidade de alteração em determinados dias.

Atividades complementares dirigidas

Datas e horários livres.

 

OBSERVAÇÃO:
Por conta de feriados e descanso, haverá aulas em dois finais de semana e um final de semana de folga.
Excepcionalmente pode mudar os dias de folga, mas o aluno terá ciência antes de ocorrer.
Excepcionalmente poderá haver mudança no horário das aulas online, sem mudar os dias e o período noturno ou vespertino.

  • Diretora da Faculdade de Educação: Dra. Beatriz Peluffo
  • Coordenadora do Doutorado: Dra. Susana Pérez Barrera

O curso pode ser pago à vista ou parcelado em até 36 vezes.

Quanto menor o número de parcelas maior é o desconto.

No valor do curso não estão incluídos os gastos com viagem, estadia e alimentação.

Consulte os valores das parcelas, das taxas e demais serviços opcionais previstos em contrato:

mercosul@mercosuleducacional.com.br

(41) 99853-0898 – WhatsApp.

DOCUMENTOS

Abaixo relacionamos os documentos que devem ser enviados por correio e/ou por e-mail para mercosul@mercosuleducacional.com.br.

Observe bem cada uma das etapas o que precisa fazer. Os arquivos enviados por e-mail devem ser no formato PDF. Ao lado de cada item alguns esclarecimentos.

O curso tem vagas limitadas e o primeiro critério de desempate é a data de chegada dos documentos em cada etapa do processo. Para qualquer dúvida estamos à disposição!



1ª ETAPA – Mesmo antes de fazer sua inscrição no site www.mercosuleducacional.com.br:
Cópia simples do Diploma de graduação Enviar para o e-mail mercosul@mercosuleducacional.com.br
Cópia simples do diploma de Mestrado


2ª ETAPA – Após ser aprovado na primeira etapa, e já tendo feito a inscrição em nosso site, enviar para o e-mail mercosul@mercosuleducacional.com.br os seguintes documentos de maneira a não perder descontos promocionais.
ITEM OBSERVAÇÕES
Comprovante pagamento taxa de inscrição. Envio do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, a qual será feita somente mediante PIX.
Contrato de Prestação de Serviços devidamente assinado pelo aluno em todas as páginas e por duas testemunhas O documento é enviado por e-mail após a realização da inscrição. Depois de assinar todas as páginas o documento e colher assinatura devidamente identificada das duas testemunhas, digitalize e envie uma via por e-mail para mercosul@mercosuleducacional.com.br.
Preencher o Formulário de Postulación disponível na área do aluno. Vai direto para a Coordenação do curso e não precisa ser impresso ou enviado por e-mail.


3ª ETAPA – Após autorizado, enviar digitalizado em PDF para o e-mail mercosul@mercosuleducacional.com.br
Cópia simples do histórico escolar do mestrado (*)
Cópia simples da Ata de defesa do mestrado (*)
Cópia da dissertação do mestrado em PDF (**)
Carta pessoal, devidamente assinada, solicitando admissão ao programa de Doutorado da Faculdade de Ciências da Educação, justificando seu interesse no mesmo e indicando linha de pesquisa e tema da tese que pretende desenvolver, dirigida à Coordenação do Doutorado. Nesta carta o/a candidato/a deve informar se tem necessidades educativas especiais que requeiram adequações curriculares
Curriculum Vitae (modelo CVUy, Lattes ou similar) com produção acadêmica detalhada.
OBSERVAÇÕES:
(*) os alunos egressos da Universidad de la Empresa não precisam enviar estes itens.
(**) os alunos egressos da Universidad de la Empresa e que defenderam suas dissertações a partir de janeiro de 2020, não precisam enviar este item.
OBSERVAÇÕES:
1. No site, na área do aluno, tem o formulário para elaborar o anteprojeto. O ideal é que ele seja enviado até o final do mês de maio.
2. Em data e horário a ser definido pela Coordenação do curso, será marcada a entrevista para avaliar o perfil do candidato (a).


4ª ETAPA – Enviar por SEDEX: estes documentos precisam estar conosco antes do início das aulas e devem ser enviados para:

MERCOSUL EDUCACIONAL
RUA ZACARIAS NASSUR, 62
BAIRRO SANTA QUITÉRIA
CEP 80310-490 – CURITIBA - PR
2 (duas) vias originais devidamente assinadas do contrato de prestação de serviços.
Cópia autenticada em cartório da carteira de identidade civil. Não pode ser carteira de ordem profissional nem tampouco carteira de motorista.
Cópia do CPF.
Cópia autenticada em cartório do diploma de graduação
Cópia autenticada em cartório do histórico escolar da graduação.
Cópia autenticada em cartório do diploma de mestrado
Observação: Até o final do curso o aluno deverá enviar os diplomas de graduação e de mestrado apostilados de acordo com a convenção de Haia.


MODALIDADE DE CURSO

O Doutorado em Educação é ministrado de forma híbrida, com aulas presenciais em Montevidéu – Uruguai e aulas online.



PERFIL DE INGRESSO

Para postular-se ao Doutorado o candidato:

  1. Deve possuir diploma de mestrado na área de educação ou afim ou de mestrado com experiência de gestão, pesquisa ou docência em instituições de educação.
  2. Ter conhecimentos de Língua Espanhola e de outra língua (Inglês, português) ou comprometer-se formalmente a adquiri-los antes do Exame de Qualificação de seu projeto de tese.

 

PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO

O processo de classificação para o Doutorado em Educação será semestral ou anual, de acordo com as vagas designadas. Os pontos a serem analisados serão os seguintes:

  • Documentação apresentada: diplomas, históricos escolares e Curriculum Vitae – 30 pontos;
  • Anteprojeto de tese – 40 pontos;
  • Entrevista de avaliação – 30 pontos.

 

DURAÇÃO DO CURSO

O prazo mínimo para a conclusão dos créditos do curso é de 18 (dezoito) meses e o prazo máximo para realizar a defesa da tese é de 48 (quarenta e oito) meses, contados a partir do primeiro dia de aula. A defesa da tese somente poderá ocorrer depois de concluir todas as disciplinas do curso e ter aprovado o exame de qualificação.

 

OPERACIONALIZAÇÃO DO CURSO

  • O Doutorado em Educação é ministrado de forma híbrida, com aulas presenciais em Montevidéu – Uruguai em uma de suas sedes e aulas online.
  • As aulas presenciais serão ministradas de segunda a sábado em horário e locais designados pela Universidad de la Empresa - UDE. O aluno deve estar disponível para assistir as aulas nos dias e horários definidos pela Universidad de la Empresa - UDE, inclusive aos sábados, sob pena de reprovação por falta ou por nota em uma ou mais disciplinas.
  • As aulas online serão ministradas às sextas-feiras no período noturno e/ou aos sábados no período matutino.
  • A frequência mínima por disciplina é de 75% (setenta e cinco por cento). Se o aluno não atingir essa frequência mínima e a nota mínima de 6 (seis), de uma escala que vai de 0 (zero) a 12 (doze), por disciplina, em qualquer momento do curso, deverá recursar a disciplina.
  • Caso cumpra com a frequência de 75% (setenta e cinco por cento) mas não atinja a nota mínima de 6 (seis), poderá realizar exame conforme calendário designado pela UDE.
  • O Corpo docente será composto de professores uruguaios e estrangeiros.
  • O plágio em qualquer documento entregue (trabalhos de disciplinas, tese) é controlado por software antiplágio, não sendo aceito qualquer porcentagem de semelhança que sugira plágio. Caso seja constatada alguma semelhança, o/a estudante deverá eliminá-la e preencher documento explicando o que foi corrigido. Caso persista o plágio, o mesmo é penalizado de acordo com o Regulamento Operativo da Faculdade.
  • Todos os trabalhos deverão ser subidos à plataforma Moodle ou nos espaços especificados para isso. Essa plataforma será utilizada para todos os intercâmbios entre estudantes e docentes.
  • A tese pode ser escrita em português, mas, antes da defesa e em data estabelecida pela UDE deverá ser traduzida para espanhol.